LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25/10/2011

25 de Outubro - Dia da Saúde Bucal



Desde o início das civilizações, os homens têm sofrido com problemas dentários e buscando as mais variadas formas para tratá-los. Verificamos este fato desde os primeiros escritos de Hipócrates que datam do século V aC., e nos vestígios deixados pelos Maias, Fenícios, Hebreus e Romanos. Este último deixando o maior legado referente à higiene bucal. Os mesmos utilizavam uma imensa variedade de substancias de dentifrício como ossos ,cascas de ovos e conchas queimadas eram reduzidas a um fino pó e misturadas com mel faziam a limpeza oral. 

No entanto, o surgimento da medicina e da odontologia, enquanto ciência, deu-se no Império da Babilônia, onde, pela primeira vez, médicos e dentistas tratavam seus pacientes com drogas. Podemos observar que em muitos países a Odontologia é incorporada ao curso de medicina.

No Brasil o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro. Esta data foi instituída em 1976 através de uma Resolução do Conselho Federal de Odontologia em homenagem ao primeiro curso superior de Odontologia que foi criado no dia 25 de outubro de 1884 na Bahia é possibilitou um grande desenvolvimento didático e de organização da Odontologia Moderna Brasileira. Então não se esqueça de cumprimentar o seu cirurgião dentista.



Com a evolução das técnicas e dos processos de trabalho, a Saúde Bucal hoje em dia conta com mais profissionais além do Dentista, são eles o Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal (TSB e ASB). Por isso a data de hoje se torna muito mais importante. Ela comemora não apenas uma ou outra carreira, na verdade ela comemora o empenho de profissionais que levam à seus pacientes saúde desde a boca.


Parabéns aos nossos profissionais em Saúde Bucal! Cada sorriso saudável hoje é um agradecimento e uma homenagem ao seu valor!