LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27/06/2011

Para Viver Mais e Melhor


Alunas da Academia Carioca combatem diabetes e hipertensão com exercícios.

A vida da dona de casa Irene Monteiro, de 54 anos, mudou depois que ela começou a frequentar a Academia Carioca, em Bangu. Trinta e quatro quilos mais magra, consequência de uma depressão profunda, ela já ganhou massa muscular e se curou de uma labirintite.

"Sou uma outra mulher. Antes só ficava dormindo" - confessa Irene.

Ela é aluna de um dos 14 postos da Zona Oeste. E, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a meta é montar mais 16 unidades até o fim do ano na região.

"Nosso maior objectivo é tornar a prática do exercício um hábito como condição de vida saudável" - diz Junia Cardoso, assessora de actividade física da SMSDC.

Os resultados são positivos. Segundo a Secretaria, depois de seis meses de aula, 96,7% dos hipertensos ficam com a pressão normal; 22% diminuem os medicamentos.

"Perdi três quilos e reduzi a dose do remédio" - conta Marília Coimbra, de 65 anos.

Além dos exercícios, as alunas - 84% são mulheres - aproveitam para conversar, o que também promove bem-estar.

Fonte: Jornal Extra - Caderno OESTE - Especial Saúde 2011 - Fernanda Thurler -  25/06/2011

Vacinação contra o sarampo continua até julho

Cerca de 216 mil crianças já receberam a dose da vacina tríplice viral

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) reforça que a Vacinação de Seguimento contra o Sarampo continua até o 22 de julho em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, que começou no dia 18, está vacinando crianças de 1 a 7 incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias). Durante o feriado prolongado, as unidades também estarão funcionando na sexta-feira, das 8h às 12h, e no sábado, das 8h às 13h.
 
Até o momento, 216.786 crianças foram imunizadas. A meta da Prefeitura do Rio é aplicar a dose em cerca de 434 mil crianças, o que equivale a 95% do público-alvo.
 
Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
 
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
 
Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. Cerca de 200 unidades municipais oferecem o serviço.

Fonte: SMSDC - Rio de Janeiro