Há 2 anos atrás era inaugurada a Clínica da Família Olímpia Esteves, no bairro de Padre Miguel, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Essa inauguração se tornou um marco na história das políticas de saúde pública em nossa cidade.
A Estratégia de Saúde da Família incorporou um novo modelo de gestão, estratégia de territorialização, processos de trabalho e formato de unidades de saúde que somados levam à população um atendimento de qualidade com rapidez e eficiência até então incomum aos serviços públicos de saúde.
Não é apenas um novo prédio, mas sim um novo modo de fazer saúde. As equipes formadas por Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, TSBs, ASBs, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVSs) trabalham de forma mais atenciosa e próxima das comunidades as quais atendem.
A informação e o conhecimento sobre prevenção e cuidado básico se tornou cotidiano nas comunidades já que os ACSs também são moradores da mesma localidades. Esse fator se torna preponderante para a disseminação de práticas que levam qualidade de vida à população.
2 anos depois já são 46 Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro e diversas outros Centros Municipais de Saúde que começam a também funcionar debaixo da mesma estratégia. No momento, quase 50% da população de nossa Área Programática já está coberta pela Estratégia de Saúde da Família.
Por isso hoje é dia de comemorar. Comemorar essa virada na saúde pública do Rio de Janeiro e principalmente a solidificação de um modelo que ainda trará muitos benefícios a nossa cidade.