LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

07/03/2012

10ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil realizou na última sexta-feira, dia 2, a 10ª Mobilização contra a Dengue pela Cidade do Rio. O objetivo é incentivar a população e instituições a promoverem a atenção a possíveis focos do Aedes aegypti dentro de sua rotina. Durante a caminhada, além das atividades educativas para a população, foram eliminados 6.814 focos do mosquito transmissor e identificados 9.010 possíveis criadouros.

Em toda a cidade, a atividade reuniu, aproximadamente, 210 mil pessoas, entre profissionais de saúde, voluntários e estudantes da rede municipal de ensino, que vistoriaram o entorno de suas escolas. Na Área Programática 5.1, 7630 voluntários percorreram trajetos entorno das unidades, sensibilizando a população quanto a prevenção da doença.

Os agentes de vigilância em saúde orientaram os participantes sobre a identificação dos focos e destruição (eliminação) dos locais que possam servir de criadouros do mosquito transmissor da doença.

“Esta mobilização permite que o poder público atue no combate à dengue em campo junto com a população. Nesse momento, já contabilizamos a participação de mais de 600 mil pessoas em todas as 10 edições, o que mostra que a população está cada vez mais alerta para detectar os focos do mosquito”, afirma Hans Dohmann, secretário municipal de Saúde e Defesa Civil.

Nas dez caminhadas realizadas desde abril de 2011, foram eliminados mais de 36 mil focos do mosquito e identificados aproximadamente 55 mil possíveis criadouros. A mobilização acontece sempre na primeira sexta-feira de cada mês.

Fonte: SMSDC-RJ (02/03/2012 - http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2614738)

SMSDC realiza curso básico de Vigilância Ambiental em Saúde


A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) promove o I Curso Básico de Vigilância Ambiental em Saúde (VAS), direcionado a responsáveis técnicos das dez áreas de planejamento da cidade e os co-responsáveis locais. A abertura do curso acontece na quarta-feira, dia 7 de março, às 9 horas, no Auditório do Centro de Operações Rio, na Cidade Nova. 
 
O objetivo é capacitar os responsáveis pela gestão e desenvolvimento das ações de vigilância ambiental em saúde, com um exercício teórico-prático sobre as concepções e práticas de análise e planejamento do serviço nas diversas áreas do município. Veja o programa do curso no site: www.rio.rj.gov.br/web/smsdc. 
 
As demais aulas acontecerão nos dias 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29 de março, no auditório do OTICS – Centro (CAP 1.0), localizado na Rua Evaristo da Veiga 16, segundo andar, no Centro. O Centro de Operações Rio fica na Rua Ulysses Guimarães, 300.
 
PROGRAMA:
 
- Discutir as concepções e as práticas de planejamento, seus princípios norteadores e as formas de programação das ações nas APs do município do Rio de Janeiro.
 
- Conhecer ferramentas de análise de dados e informações para o direcionamento das ações de VAS nas APs.
 
- Possibilitar a compreensão das diferentes situações de saúde nas áreas programáticas, ressaltando as estratégias de intervenção no âmbito da VAS.
 
- Discutir o planejamento e a gestão no contexto dos novos paradigmas sanitários, analisando as possibilidades e desafios da inserção da VAS.
 
- Discutir as interfaces da VAS dentro da AP com a Atenção Primária, Estratégia da Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica.

Fonte: SMSDC-RJ (06/03/2012 - http://www.rio.rj.gov.br/web/smsdc/exibeconteudo?article-id=2624873)