LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12/09/2011

Clínica da Família Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva



A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou a Clínica da Família Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva, a 43º da cidade, no bairro de Senador Camará, dia 8 de setembro. A unidade é a terceira da região, que já possui clínicas em Realengo e Padre Miguel, e a 20ª da Zona Oeste. A clínica tem seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 24 mil pessoas da área, e conta também com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico para a terceira idade.

O centro de idosos é uma parceria da SMSDC com a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e oferece um clínico exclusivo, que faz o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhando para um geriatra na rede, quando necessário. O espaço também oferece atividades multidisciplinares e os idosos têm acesso a círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Atualmente, outras três unidades já oferecem o serviço, e a cidade contará com 20 centros até o final de 2012.

Com a clínica, a cobertura de saúde da família na cidade do Rio já beneficia cerca de 1,6 milhão de cariocas, o que representa um aumento de mais de sete vezes nos últimos dois anos, quando o percentual passou de 3,5% para 25% da população. “Estamos caminhando para um cenário difícil de imaginar há algum tempo, a ampliação da cobertura de saúde da população da Zona Oeste. Aos poucos, vamos também mudar hábitos, reforçando para os moradores a importância da prevenção, que é o foco deste novo modelo de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

As equipes, formadas por seis médicos, seis enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e 36 agentes de saúde, farão, em média, mais de 2.400 consultas médicas mensais; além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem. No local, funcionarão sete consultórios, salas de procedimentos, observação clínica com três leitos e farmácia. A clínica também vai oferecer exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, vacinação, curativos, saúde bucal e pré-natal.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 3 milhões.

Sobre Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva: Nasceu em 1970 e ajudou a criar os quatro irmãos enquanto os pais trabalhavam. Cursou o ensino fundamental com dificuldades, casou-se em 1993 e teve dois filhos, um menino, que está com 16 anos, e uma menina de 10 anos de idade. Em 2007, ingressou na Estratégia de Saúde da Família Dr. Silvio Barboza, em Senador Camará, como agente comunitária de saúde. Concomitantemente, atuava como líder religiosa e comunitária. Gostava de orientar crianças e adolescentes da área com ações educativas e de integração. Também ajudava os adolescentes dependentes de crack. Kelly tinha como ideal mudar a realidade social do local e melhorar a qualidade de vida da população. Morreu em agosto deste ano, vítima de bala perdida, próximo à sua residência.

Fonte: SMSDC - Rio de Janeiro

2 comentários:

  1. Quais são as palavras que mais saem da sua boca? São palavras de amor, de irritação, palavras ditas só por falar, palavras que apoiaram, ridicularizaram, palavras que não acrescentam nada, palavras sem fundamento?

    Você já pensou sobre a força das palavras? Na força negativa e positiva? Sim, afinal, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer, aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais.

    "Sem conhecer a força das palavras, é impossível conhecer as pessoas." Confúcio

    ResponderExcluir
  2. ha unidade acima,precisa de mais instruturas de pre-natal um ultrasom para 450,que é atendimento terceirizado que nao tem qualidade, nao é visto se tem risco de cordao obilical ta enrolado no pesçoco ,mal profissional,estao trabalhando por lucros nao por amor a profissional.medicos ,enfermeiros e plantonistas assinam o ponto de entradas é vao embora atende no particular.tem lucros dois lados.um medico chefe tem salario de 15.000 mil para quem para deixar obitos no hospital da mulher ?vao ver isso hein.meu filho morreu. quanto vai ser necessario morreu para que haja puniçao?

    ResponderExcluir