LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25/10/2011

25 de Outubro - Dia da Saúde Bucal



Desde o início das civilizações, os homens têm sofrido com problemas dentários e buscando as mais variadas formas para tratá-los. Verificamos este fato desde os primeiros escritos de Hipócrates que datam do século V aC., e nos vestígios deixados pelos Maias, Fenícios, Hebreus e Romanos. Este último deixando o maior legado referente à higiene bucal. Os mesmos utilizavam uma imensa variedade de substancias de dentifrício como ossos ,cascas de ovos e conchas queimadas eram reduzidas a um fino pó e misturadas com mel faziam a limpeza oral. 

No entanto, o surgimento da medicina e da odontologia, enquanto ciência, deu-se no Império da Babilônia, onde, pela primeira vez, médicos e dentistas tratavam seus pacientes com drogas. Podemos observar que em muitos países a Odontologia é incorporada ao curso de medicina.

No Brasil o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro. Esta data foi instituída em 1976 através de uma Resolução do Conselho Federal de Odontologia em homenagem ao primeiro curso superior de Odontologia que foi criado no dia 25 de outubro de 1884 na Bahia é possibilitou um grande desenvolvimento didático e de organização da Odontologia Moderna Brasileira. Então não se esqueça de cumprimentar o seu cirurgião dentista.



Com a evolução das técnicas e dos processos de trabalho, a Saúde Bucal hoje em dia conta com mais profissionais além do Dentista, são eles o Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal (TSB e ASB). Por isso a data de hoje se torna muito mais importante. Ela comemora não apenas uma ou outra carreira, na verdade ela comemora o empenho de profissionais que levam à seus pacientes saúde desde a boca.


Parabéns aos nossos profissionais em Saúde Bucal! Cada sorriso saudável hoje é um agradecimento e uma homenagem ao seu valor!

20/10/2011

Fórum Acesso e Acolhimento - Gerentes Técnicos e Diretores de Unidades de Saúde

Neste dia 20 de outubro, pela manhã, aconteceu no auditório do Campi Sulacap da Universidade Estácio de Sá o Fórum de Rede Acesso e Acolhimento. O Fórum de Rede visa discutir a compreensão mais extensiva do território e a criação de vínculo com os usuários, construído a partir de um método de acolhimento mais eficiente. Todas as Unidades de Saúde da Área Programática 5.1 estavam representadas por seus diretores, gerentes técnicos, supervisores de área e auxiliares.
Um diagnóstico dos principais dados quanto ao acesso e acolhimento de demandas espontâneas nas unidades de atenção primária em saúde foi apresentado, assim como novos modelos de recepção e acolhimento, foram apresentados por Patrícia Albuquerque, psicóloga especialista em acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Mais cedo, Carlos Augusto Rosário, da Equipe de Implantação da SMSDC, apresentou a cobertura da Estratégia de Saúde da Família na AP 5.1, com as unidades já existentes e futuras inaugurações.
Eventos como este e os canais de comunicação derivados dessas discussão garantem um atendimento melhor e um serviço de grande qualidade para a população.

18/10/2011

Fórum da Rede Acesso e Acolhimento


No próximo dia 20 de outubro a SMSDC com apoio da CAP 5.1 vai promover o Fórum da Rede Acesso e Acolhimento com os profissionais de saúde da nossa região.
O evento será realizado nas dependências do Campi Sulacap da Universidade Estácio de Sá e terá programação para todo o dia. Veja abaixo:


Programação
Manhã:
9 horas: Abertura
Drª. Patrícia Albuquerque
Drª. Marlucia Rocha
Dr. Carlos Augusto

9:30 às 10:30h: Discussão de Fluxos

10:30h: Intervalo

11 às 12h: Discussão de Casos Clínicos

12h: Reestruturação das Unidades de Saúde para Melhoria do Acesso e Acolhimento -   Antes e Depois
                Público alvo: Diretores, Gerentes Técnicos, UPAS, HEAS.

Tarde:
14 h: Abertura
Drª. Patrícia Albuquerque
Drª. Marlúcia Rocha
Dr. Carlos Augusto

14:30 às 15:30h: Discussão de Fluxos

15:30h: Intervalo

16 às 17h: Reestruturação das Unidades de Saúde para Melhoria do Acesso e Acolhimento - Antes e Depois
                Público alvo: Usuários e Profissionais de Saúde.

Dia 20 de outubro de 2011
Local: Universidade Estácio de Sá / Campi Sulacap
Av. Marechal Fontenelle, 3555 (Carrefour).

6ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro



O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País

A 6a Conferência Estadual de Saúde discutirá este tema no período de 24 a 27 de outubro de 2011, no Maracanãzinho.
Sob o tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde, "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", a 6ª Conferência tem por objetivo discutir a política de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.
Não deixe de participar. Para mais informações visite o site oficial CLICANDO AQUI

Outubro Rosa na CAP 5.1

outrosa 8outrosa 1outrosa 7outrosa 6outrosa 5outrosa 4
outrosa 3outrosa 2

Outubro Rosa, a set on Flickr.

Na semana do dia 17 ao dia 22 de outubro a Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.1 e suas Unidades de Saúde estão em campanha para promover a saúde da mulher.
As unidades estão vestidas de rosa para promover a prevenção do Câncer de Mama e de Cólon do Útero, além de diversos outros aspectos que envolvem a mulher e sua família.
Fruto da parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Philips, a Unidade Móvel de Mamografia está na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu. Este laboratório móvel permite às usuárias acesso rápido ao exame para rastreio do câncer de mama.
Não deixe de participar. Vista rosa e entre nessa campanha pela vida!

18 de outubro - Dia do Médico

No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade.

É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.

A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.

São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.

Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antióquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de "colaborador" e "médico amado".

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

ESPECIALIDADES:

Um médico pode atuar em diversas áreas. Vejamos algumas especialidades:

- alergia e imunologia - cuida da defesa do organismo
- anestesiologia - aplica anestésicos
- angiologia - cuida das veias e artérias
- cardiologia - cuida das doenças do coração
- dermatologia - cuida das doenças da pele
- endocrinologia - atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo
- gastroenterologia - trata do sistema digestivo
- genética - trata das doenças genéticas
- ginecologia e obstetrícia - trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto
- hematologia - cuida das doenças no sangue
- homeopatia - é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais.
- infectologia - cuida das doenças infecto-contagiosas
- mastologia - trata das doenças nas glândulas mamárias
- neurologia - trata de distúrbios no sistema nervoso
- nefrologia - cuida dos rins
- oftalmologia - trata dos olhos
- ortopedia e traumatologia - cuida dos ossos e músculos
- otorrinolaringologia - cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta
- patologia : faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais
- pediatria - cuida das doenças em crianças
- radiologia - faz diagnósticos a partir de exames radiológicos
- reumatologia - cuida das cartilagens e articulações
- urologia - cuida das doenças nas vias urinárias

Na medicina cirúrgica, o médico faz cirurgias por motivos de saúde ou estéticos (cirurgia plástica). Na esportiva, pode prestar orientação médica a atletas ou tratar distúrbios adquiridos após atividades esportivas.
Ao se especializar em medicina legal, o médico-legista realiza necropsias, exames de DNA e de corpo de delito.

E se área escolhida for a medicina do trabalho, previne e cuida de doenças decorrentes da prática profissional ou causadas pelo ambiente de trabalho.

Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos, da família Esculápio (ou Asclepíades), por descendência masculina.

O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo se restringe aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes.

Fundador da família, Esculápio era conhecido por seu grande saber médico e, de acordo com algumas biografias, Hipócrates era seu décimo-nono descedente e o vigésimo a partir de Zeus.

O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que se tornou conhecido como o pai da medicina.

Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.

O BRASIL E A MEDICINA MUNDIAL

No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.

- Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas, em 1909, numa criança em Minas Gerais, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. Transmitida pelas fezes do inseto barbeiro ou chupão, contaminadas pelo micróbio trypanossoma cruzi, a Doença de Chagas ainda não foi erradicada do Brasil, onde cerca de 5 milhões de pessoas encontram-se infectadas.

- Vital Brazil, nascido em Campanha, Minas Gerais, formou-se médico em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel. Em 1899, assumiu a direção do Instituto Butantã, especializado na produção de soros antiofídicos. Anos mais tarde fundou o Instituto Vital Brazil, voltado para elaboração de soros e vacinas.

- Oswaldo Cruz se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro quando ocupou o cargo de Diretor-Geral de Saúde Pública, o que corresponde hoje ao Ministro da Saúde.

- Gaspar Viana, nascido em Belém, Pará, foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada.

O curso de graduação em Medicina tem duração de seis anos, em média, além da residência médica ou especialização.

Quando formado, o médico deve optar por uma especialidade médica na qual deseja clinicar estendendo seus estudos por mais dois anos. É na especialização que ele adquire experiência e tem contato com o dia-a-dia da profissão.

Com aulas em período integral, o curso tem disciplinas básicas como anatomia, fisiologia e patologia, quando aprende a dissecar cadáveres em laboratórios. Além das profissionalizantes e do estágio obrigatório.

Fonte: IBGE Teen

13/10/2011

Outubro Rosa na CAP 5.1



Na semana do dia 17 de outubro todas as Unidades de Saúde da AP 5.1 estarão intensificando as ações relacionadas à saúde da mulher. A medida vai de encontro a um movimento mundial que preconiza a prevenção ao Câncer de Mama e Cólon de Útero.

É hora de vestir rosa e apoiar esta grande iniciativa!

07/10/2011

5ª Caminhada de Combate a Dengue


Na manhã desta sexta-feira aconteceu, em todas as unidades de saúde da Área Programática 5.1, a 5ª Caminhada de Combate à Dengue. Esta iniciativa da Secretária Municipal de Saúde, através do Movimento Carioca, reuniou em toda a cidade do Rio cerca de 61.693 voluntários e 4.253 funcionários nas 195 unidades. 297 escolas municipais abriram suas portas e contribuíram na divulgação de informações sobre prevenção e sintomas da dengue.

No total de voluntários houve um aumento de 139% em comparação a caminhada anterior. Esse maior envolvimento popular, junto ao trabalho de sensibilização feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, é de fundamental importância para multiplicar o conhecimento da prevenção da doença. O trabalho dos Agentes de Vigilância Sanitária durante a caminhada detectou e destruiu cerca de 4.047 focos do mosquito transmissor da dengue. Esse número torna evidente a necessidade de uma prevenção constante, principalmente com a proximidade do verão.

A CAP 5.1 agradece à todos, funcionários e voluntários, pela disposição e esforço no combate à dengue. E já convida à todos para a próxima caminhada a ser realizada no dia 4 de novembro.

Dados: Superintendência de Promoção da Saúde - SUBPAV/SMSDC - Rio de Janeiro

04/10/2011

4 de outubro, Dia do Agente Comunitário de Saúde



Hoje é uma data muito especial para todos os Agentes Comunitários de Saúde. A extamente 12 anos foi assinado o Decreto Lei que regulamentava as atividades dos ACS. O Decreto-Lei nº 3.189/99 dizia entre outras coisas que a atividade do ACS é de "relevante interesse público".

Desde então, várias conquistas foram escrevendo essa história. Em 10 de julho de 2002, foi a aprovada a Lei Federal 10.507/02, criando assim a profissão de ACS. E ainda nessa mesma semana, no 05 de outubro, 5 anos de aprovação da Lei Federal 11.350/06, que regulamenta a profissão dos ACS e ACE.

O Agente Comunitário de Saúde tem papel estratégico na assistência às famílias, pois com sua força e empenho proporciona a população um atendimento mais próximo, mudando práticas e transformando vidas.

E por esse motivo e pela satisfação de tê-los como companheiros de trabalho é que a Coordenadoria de Saúde da AP 5.1 e todos seus profissionais de saúde parabenizam os Agentes Comunitários de Saúde e comemoram essa data tão importante.