LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24/11/2011

13 anos do CAPSi Pequeno Hans


Próxima terça-feira, dia 29 de novembro, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Pequeno Hans comemorará seus 13 anos. A equipe do CAPSi Pequeno Hans preparou um dia de festa, com início as 9h.
Veja o convite e participe dessa festa!

Fotos do Show de Variedade do CAPS Lima Barreto


Veja as fotos do evento musical produzido pela equipe do CAPS Lima Barreto e seus talentosos usuários. O evento foi um sucesso e divertiu muito os convidados que compareceram.

Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil

23/11/2011

Polo de Hidratação de Usuários com Dengue 24h - CMS Prof. Masao Goto

Veja como ficou o Polo de Hidratação de Usuários com Dengue 24h que já está funcionando no CMS Professor Masao Goto, em Jardim Sulacap.

14/11/2011

2 anos de Saúde Presente na cidade do Rio de Janeiro


Há 2 anos atrás era inaugurada a Clínica da Família Olímpia Esteves, no bairro de Padre Miguel, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Essa inauguração se tornou um marco na história das políticas de saúde pública em nossa cidade.
A Estratégia de Saúde da Família incorporou um novo modelo de gestão, estratégia de territorialização,  processos de trabalho e formato de unidades de saúde que somados levam à população um atendimento de qualidade com rapidez e eficiência até então incomum aos serviços públicos de saúde.
Não é apenas um novo prédio, mas sim um novo modo de fazer saúde. As equipes formadas por Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, TSBs, ASBs, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVSs) trabalham de forma mais atenciosa e próxima das comunidades as quais atendem.
A informação e o conhecimento sobre prevenção e cuidado básico se tornou cotidiano nas comunidades já que os ACSs também são moradores da mesma localidades. Esse fator se torna preponderante para a disseminação de práticas que levam qualidade de vida à população.
2 anos depois já são 46 Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro e diversas outros Centros Municipais de Saúde que começam a também funcionar debaixo da mesma estratégia. No momento, quase 50% da população de nossa Área Programática já está coberta pela Estratégia de Saúde da Família.
Por isso hoje é dia de comemorar. Comemorar essa virada na saúde pública do Rio de Janeiro e principalmente a solidificação de um modelo que ainda trará muitos benefícios a nossa cidade.

Clínica da Família Pe. John Cribbin "Padre João"


Foi inaugurada na última sexta-feira, dia 11 de novembro de 2011,  a Clínica da Família Pe. John Cribbin "Padre João" em Jardim Novo, Realengo. A cerimônia contou com a presença do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Hans Dohmann, do Subsecretário de Atenção Primária e Vigilância em Saúde Daniel Soranz entre outros representantes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Câmara de Vereadores e da Assembléia Legislativa.
A nova clínica fica localizada na esquina entre a Estrada Manuel Nogueira de Sá e da Avenida Frederico Faulhaber, e irá cobrir com a Estratégia de Saúde da Família o bairro de Jardim Novo em Realengo.
Vale destacar alguns pontos diferencias desta unidade: o primeiro é a sala de Saúde Mental, sendo esta a primeira unidade a ter tal sala, onde consultas e tratamentos psicológicos serão realizados; segundo o Centro de Covivência do Idoso, composto por uma ampla sala para trabalhos em grupos e discussões, e da Academia Carioca da Saúde, onde usuários da terceira idade terão acesso a aparelhos para exercícios físicos.
A clínica leva o nome do Padre John Cribbin, mais conhecido como Padre João, que por mais de 40 anos esteve a frente da Paróquia São José em Magalhães Bastos. Padre João foi bastante ativo na comunidade e lutou por várias causas, como a construção de unidades de saúde na área, legalização de posses de terras e campanhas beneficentes pela construção de casas. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Carioca pela Câmara Municipal em reconhecimento pela sua luta junto à Pastoral das Favelas e às comunidades carentes do Rio. Faleceu em 10 de setembro de 2011, com 75 anos, de câncer.
Clique aqui e veja fotos da Clínica e da cerimônia de inauguração.

04/11/2011

Brigada de Combate à Dengue do Hospital da Aeronáutica dos Afonsos


No dia 1º de novembro, profissionais da CAP 5.1 estiveram reunidos com os profissionais de saúde da Aeronáutica para Capacitação de Brigadistas Militares de Controle da Dengue.
A formação das Brigadas visa o monitoramento e vigilância dos Edifícios Públicos e Governamentais através de ações dos próprios funcionários dessas unidades.
Parcerias como está entre o comando do Campo dos Afonsos e a CAP 5.1 é que garantem maior segurança para a saúde de toda a população de nossa área.

Treinamento de Profissionais para o Polo de Tratamento de Dengue


No intuito de preparar os profissionais de saúde pública para atendimento de usuários, a CAP 5.1 está realizando hoje, simultaneamente nos auditórios do OTICS Padre Miguel e da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, treinamento para acolhimento e monitoramento de casos de Dengue.
Diversos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão compor as equipes dos dois Pólos de nossa região estão recebendo informações e orientações sobre os processos de trabalho e modo de funcionamento de cada Pólo.
A iniciativa visa preparar melhor os profissionais para um atendimento eficiente àqueles usuários que apresentarem sintomas da doença. Os Pólos irão funcionar na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho e no CMS Professor Masao Goto, sendo que este último funcionará em regime de 24 horas.
Mas o combate à Dengue começa agora, com a vigilância que cada um de nós deve fazer em sua residência e local de trabalho.