LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20/12/2011

Grupo de Jovens Surdos na 2ª Conferência Nacional da Juventude

As jovens Surdas: Bruna e Anielle, delegadas eleitas em nosso Estado,
representaram os jovens Surdos, jovens com deficiência e o RAP da Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro na 2ª Conferência Nacional da Juventude, realizada nos dias 09, 10, 11 e
12/12, em Brasília- DF.
As delegadas participaram das discussões sobre Políticas Públicas para a Juventude, compartilhando a realidade de jovens de outras regiões do Brasil.
Junto a outros jovens Surdos, conseguiram aprovação de uma proposta sobre acessibilidade plena para a juventude, dentre elas um ensino bilíngue que tenha como prioridade a LIBRAS como primeira Língua de instrução para o Surdo e como segunda a Língua Portuguesa.
O grupo também apresentou novas propostas de Protagonismo Juvenil na 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada nos dias 14, 15 e 16/12 no UNICIRCO- Marcos Frota- RJ.
O grupo agradece o apoio recebido nessa trajetória pela Direção do CMS Prof.º Masao Goto, a coordenação da CAP. 5.1, aos gestores e coordenadores do Rap da Saúde/SMSDC, ao CEDAPS e também ao Elos da Saúde.

09/12/2011

9 de Dezembro, Dia Nacional do Fonoaudiólogo

Inauguração da Clínica da Família Nildo Aguiar

Na última quarta-feira, dia 7 de dezembro, foi inaugurada a Clínica da Família Nildo Aguiar, no bairro de Realengo. A Clínica conta com 6 equipes de Saúde da Família, 2 equipes de Saúde Bucal e uma novidade que é uma sala especializada em Práticas Integrativas, com atendimento de Auriculoterapia e Reflexologia.
Esta é a Clínica da Família de número 51 na cidade do Rio de Janeiro, e traz a região da AP 5.1 uma cobertura de 50.5% e um total de 47% de cobertura da Estratégia de Saúde da Família em Realengo.

13º Aniversário do CAPSi Pequeno Hans

Veja as fotos da festa de aniversário do CAPSi Pequeno Hans e dos debates que celebraram o seu 13º ano.

24/11/2011

13 anos do CAPSi Pequeno Hans


Próxima terça-feira, dia 29 de novembro, o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-juvenil Pequeno Hans comemorará seus 13 anos. A equipe do CAPSi Pequeno Hans preparou um dia de festa, com início as 9h.
Veja o convite e participe dessa festa!

Fotos do Show de Variedade do CAPS Lima Barreto


Veja as fotos do evento musical produzido pela equipe do CAPS Lima Barreto e seus talentosos usuários. O evento foi um sucesso e divertiu muito os convidados que compareceram.

Dia Nacional do Combate ao Câncer Infantil

23/11/2011

Polo de Hidratação de Usuários com Dengue 24h - CMS Prof. Masao Goto

Veja como ficou o Polo de Hidratação de Usuários com Dengue 24h que já está funcionando no CMS Professor Masao Goto, em Jardim Sulacap.

14/11/2011

2 anos de Saúde Presente na cidade do Rio de Janeiro


Há 2 anos atrás era inaugurada a Clínica da Família Olímpia Esteves, no bairro de Padre Miguel, zona oeste da cidade do Rio de Janeiro. Essa inauguração se tornou um marco na história das políticas de saúde pública em nossa cidade.
A Estratégia de Saúde da Família incorporou um novo modelo de gestão, estratégia de territorialização,  processos de trabalho e formato de unidades de saúde que somados levam à população um atendimento de qualidade com rapidez e eficiência até então incomum aos serviços públicos de saúde.
Não é apenas um novo prédio, mas sim um novo modo de fazer saúde. As equipes formadas por Médicos, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Dentistas, TSBs, ASBs, Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes de Vigilância em Saúde (AVSs) trabalham de forma mais atenciosa e próxima das comunidades as quais atendem.
A informação e o conhecimento sobre prevenção e cuidado básico se tornou cotidiano nas comunidades já que os ACSs também são moradores da mesma localidades. Esse fator se torna preponderante para a disseminação de práticas que levam qualidade de vida à população.
2 anos depois já são 46 Clínicas da Família na cidade do Rio de Janeiro e diversas outros Centros Municipais de Saúde que começam a também funcionar debaixo da mesma estratégia. No momento, quase 50% da população de nossa Área Programática já está coberta pela Estratégia de Saúde da Família.
Por isso hoje é dia de comemorar. Comemorar essa virada na saúde pública do Rio de Janeiro e principalmente a solidificação de um modelo que ainda trará muitos benefícios a nossa cidade.

Clínica da Família Pe. John Cribbin "Padre João"


Foi inaugurada na última sexta-feira, dia 11 de novembro de 2011,  a Clínica da Família Pe. John Cribbin "Padre João" em Jardim Novo, Realengo. A cerimônia contou com a presença do Prefeito da Cidade do Rio de Janeiro Eduardo Paes, do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Hans Dohmann, do Subsecretário de Atenção Primária e Vigilância em Saúde Daniel Soranz entre outros representantes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Câmara de Vereadores e da Assembléia Legislativa.
A nova clínica fica localizada na esquina entre a Estrada Manuel Nogueira de Sá e da Avenida Frederico Faulhaber, e irá cobrir com a Estratégia de Saúde da Família o bairro de Jardim Novo em Realengo.
Vale destacar alguns pontos diferencias desta unidade: o primeiro é a sala de Saúde Mental, sendo esta a primeira unidade a ter tal sala, onde consultas e tratamentos psicológicos serão realizados; segundo o Centro de Covivência do Idoso, composto por uma ampla sala para trabalhos em grupos e discussões, e da Academia Carioca da Saúde, onde usuários da terceira idade terão acesso a aparelhos para exercícios físicos.
A clínica leva o nome do Padre John Cribbin, mais conhecido como Padre João, que por mais de 40 anos esteve a frente da Paróquia São José em Magalhães Bastos. Padre João foi bastante ativo na comunidade e lutou por várias causas, como a construção de unidades de saúde na área, legalização de posses de terras e campanhas beneficentes pela construção de casas. Em 2004, recebeu o título de Cidadão Carioca pela Câmara Municipal em reconhecimento pela sua luta junto à Pastoral das Favelas e às comunidades carentes do Rio. Faleceu em 10 de setembro de 2011, com 75 anos, de câncer.
Clique aqui e veja fotos da Clínica e da cerimônia de inauguração.

04/11/2011

Brigada de Combate à Dengue do Hospital da Aeronáutica dos Afonsos


No dia 1º de novembro, profissionais da CAP 5.1 estiveram reunidos com os profissionais de saúde da Aeronáutica para Capacitação de Brigadistas Militares de Controle da Dengue.
A formação das Brigadas visa o monitoramento e vigilância dos Edifícios Públicos e Governamentais através de ações dos próprios funcionários dessas unidades.
Parcerias como está entre o comando do Campo dos Afonsos e a CAP 5.1 é que garantem maior segurança para a saúde de toda a população de nossa área.

Treinamento de Profissionais para o Polo de Tratamento de Dengue


No intuito de preparar os profissionais de saúde pública para atendimento de usuários, a CAP 5.1 está realizando hoje, simultaneamente nos auditórios do OTICS Padre Miguel e da Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, treinamento para acolhimento e monitoramento de casos de Dengue.
Diversos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que irão compor as equipes dos dois Pólos de nossa região estão recebendo informações e orientações sobre os processos de trabalho e modo de funcionamento de cada Pólo.
A iniciativa visa preparar melhor os profissionais para um atendimento eficiente àqueles usuários que apresentarem sintomas da doença. Os Pólos irão funcionar na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho e no CMS Professor Masao Goto, sendo que este último funcionará em regime de 24 horas.
Mas o combate à Dengue começa agora, com a vigilância que cada um de nós deve fazer em sua residência e local de trabalho.

25/10/2011

25 de Outubro - Dia da Saúde Bucal



Desde o início das civilizações, os homens têm sofrido com problemas dentários e buscando as mais variadas formas para tratá-los. Verificamos este fato desde os primeiros escritos de Hipócrates que datam do século V aC., e nos vestígios deixados pelos Maias, Fenícios, Hebreus e Romanos. Este último deixando o maior legado referente à higiene bucal. Os mesmos utilizavam uma imensa variedade de substancias de dentifrício como ossos ,cascas de ovos e conchas queimadas eram reduzidas a um fino pó e misturadas com mel faziam a limpeza oral. 

No entanto, o surgimento da medicina e da odontologia, enquanto ciência, deu-se no Império da Babilônia, onde, pela primeira vez, médicos e dentistas tratavam seus pacientes com drogas. Podemos observar que em muitos países a Odontologia é incorporada ao curso de medicina.

No Brasil o dia do dentista é comemorado no dia 25 de outubro. Esta data foi instituída em 1976 através de uma Resolução do Conselho Federal de Odontologia em homenagem ao primeiro curso superior de Odontologia que foi criado no dia 25 de outubro de 1884 na Bahia é possibilitou um grande desenvolvimento didático e de organização da Odontologia Moderna Brasileira. Então não se esqueça de cumprimentar o seu cirurgião dentista.



Com a evolução das técnicas e dos processos de trabalho, a Saúde Bucal hoje em dia conta com mais profissionais além do Dentista, são eles o Técnico em Saúde Bucal e Auxiliar em Saúde Bucal (TSB e ASB). Por isso a data de hoje se torna muito mais importante. Ela comemora não apenas uma ou outra carreira, na verdade ela comemora o empenho de profissionais que levam à seus pacientes saúde desde a boca.


Parabéns aos nossos profissionais em Saúde Bucal! Cada sorriso saudável hoje é um agradecimento e uma homenagem ao seu valor!

20/10/2011

Fórum Acesso e Acolhimento - Gerentes Técnicos e Diretores de Unidades de Saúde

Neste dia 20 de outubro, pela manhã, aconteceu no auditório do Campi Sulacap da Universidade Estácio de Sá o Fórum de Rede Acesso e Acolhimento. O Fórum de Rede visa discutir a compreensão mais extensiva do território e a criação de vínculo com os usuários, construído a partir de um método de acolhimento mais eficiente. Todas as Unidades de Saúde da Área Programática 5.1 estavam representadas por seus diretores, gerentes técnicos, supervisores de área e auxiliares.
Um diagnóstico dos principais dados quanto ao acesso e acolhimento de demandas espontâneas nas unidades de atenção primária em saúde foi apresentado, assim como novos modelos de recepção e acolhimento, foram apresentados por Patrícia Albuquerque, psicóloga especialista em acolhimento da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil do Rio de Janeiro.
Mais cedo, Carlos Augusto Rosário, da Equipe de Implantação da SMSDC, apresentou a cobertura da Estratégia de Saúde da Família na AP 5.1, com as unidades já existentes e futuras inaugurações.
Eventos como este e os canais de comunicação derivados dessas discussão garantem um atendimento melhor e um serviço de grande qualidade para a população.

18/10/2011

Fórum da Rede Acesso e Acolhimento


No próximo dia 20 de outubro a SMSDC com apoio da CAP 5.1 vai promover o Fórum da Rede Acesso e Acolhimento com os profissionais de saúde da nossa região.
O evento será realizado nas dependências do Campi Sulacap da Universidade Estácio de Sá e terá programação para todo o dia. Veja abaixo:


Programação
Manhã:
9 horas: Abertura
Drª. Patrícia Albuquerque
Drª. Marlucia Rocha
Dr. Carlos Augusto

9:30 às 10:30h: Discussão de Fluxos

10:30h: Intervalo

11 às 12h: Discussão de Casos Clínicos

12h: Reestruturação das Unidades de Saúde para Melhoria do Acesso e Acolhimento -   Antes e Depois
                Público alvo: Diretores, Gerentes Técnicos, UPAS, HEAS.

Tarde:
14 h: Abertura
Drª. Patrícia Albuquerque
Drª. Marlúcia Rocha
Dr. Carlos Augusto

14:30 às 15:30h: Discussão de Fluxos

15:30h: Intervalo

16 às 17h: Reestruturação das Unidades de Saúde para Melhoria do Acesso e Acolhimento - Antes e Depois
                Público alvo: Usuários e Profissionais de Saúde.

Dia 20 de outubro de 2011
Local: Universidade Estácio de Sá / Campi Sulacap
Av. Marechal Fontenelle, 3555 (Carrefour).

6ª Conferência Estadual de Saúde do Rio de Janeiro



O Sistema Único de Saúde é uma conquista da sociedade brasileira. Ele é fruto da luta por um sistema de saúde que atenda a toda a população, sem nenhum tipo de discriminação. Hoje, o SUS é a maior política de inclusão social existente no País

A 6a Conferência Estadual de Saúde discutirá este tema no período de 24 a 27 de outubro de 2011, no Maracanãzinho.
Sob o tema da 14ª Conferência Nacional de Saúde, "Todos usam o SUS! SUS na Seguridade Social - Política Pública, Patrimônio do Povo Brasileiro" e como eixo "Acesso e acolhimento com qualidade: um desafio para o SUS", a 6ª Conferência tem por objetivo discutir a política de saúde, segundo os princípios da integralidade, da universalidade e da equidade.
Não deixe de participar. Para mais informações visite o site oficial CLICANDO AQUI

Outubro Rosa na CAP 5.1

outrosa 8outrosa 1outrosa 7outrosa 6outrosa 5outrosa 4
outrosa 3outrosa 2

Outubro Rosa, a set on Flickr.

Na semana do dia 17 ao dia 22 de outubro a Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.1 e suas Unidades de Saúde estão em campanha para promover a saúde da mulher.
As unidades estão vestidas de rosa para promover a prevenção do Câncer de Mama e de Cólon do Útero, além de diversos outros aspectos que envolvem a mulher e sua família.
Fruto da parceria entre a Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e a Philips, a Unidade Móvel de Mamografia está na Policlínica Manoel Guilherme da Silveira Filho, em Bangu. Este laboratório móvel permite às usuárias acesso rápido ao exame para rastreio do câncer de mama.
Não deixe de participar. Vista rosa e entre nessa campanha pela vida!

18 de outubro - Dia do Médico

No dia 18 de outubro, comemora-se o dia daquele que se preocupa com a nossa saúde, e não sossega enquanto a gente não fica bom. Ele é o médico, seja pediatra, ginecologista, oncologista ou clínico geral, não importa a especialidade.

É sábio conhecedor de cada parte do corpo humano, sabendo o que devemos fazer quando algo não vai bem em nosso organismo. É ele quem investiga as causas das doenças humanas, buscando sua prevenção e cura.

A data 18 de outubro foi escolhida em homenagem a São Lucas, padroeiro da medicina e consta como dia do santo pela tradição litúrgica.

São Lucas exercia a profissão de médico e também tinha vocação pela pintura. Escreveu o terceiro evangelho e o "ato dos apóstolos" da Bíblia Sagrada. Acredita-se que veio de família abastada pelo seu estilo literário.

Nasceu na Turquia no século I, quando esta ainda se chamava Antióquia. Discípulo de São Paulo, ele o seguiu em missão, sendo chamado pelo religioso de "colaborador" e "médico amado".

A medicina é a ciência que investiga a natureza e a origem das doenças do homem de modo a preveni-las, controlá-las e curá-las, preservando assim a saúde das pessoas. A palavra deriva do verbo latino mederi que significa curar e tratar.

A ciência surge de forma experimental, como resultado de experiências com técnicas ainda rudimentares (como tomar banho frio para baixar a febre, por exemplo). Desenhos rupestres mostram que na pré-história o homem já reconhecia algumas doenças e o efeito terapêutico de plantas curativas, além do calor, frio e luz solar.

Somente no final do século é que se inicia a medicina moderna com o estudo da anatomia humana. Em 1543, o médico André Vesálio publica "A organização do corpo humano" com descrições e detalhes do corpo humano, representando um grande avanço na medicina ainda incipiente. Para conceber a obra, André usou a técnica de dissecação de cadáveres, tendo sido, por isso, condenado à morte pela Inquisição.

ESPECIALIDADES:

Um médico pode atuar em diversas áreas. Vejamos algumas especialidades:

- alergia e imunologia - cuida da defesa do organismo
- anestesiologia - aplica anestésicos
- angiologia - cuida das veias e artérias
- cardiologia - cuida das doenças do coração
- dermatologia - cuida das doenças da pele
- endocrinologia - atento aos distúrbios hormonais e do metabolismo
- gastroenterologia - trata do sistema digestivo
- genética - trata das doenças genéticas
- ginecologia e obstetrícia - trata do aparelho reprodutor feminino, gravidez e parto
- hematologia - cuida das doenças no sangue
- homeopatia - é o clínico geral que utiliza remédios homeopáticos, utilizando diluições de substâncias naturais.
- infectologia - cuida das doenças infecto-contagiosas
- mastologia - trata das doenças nas glândulas mamárias
- neurologia - trata de distúrbios no sistema nervoso
- nefrologia - cuida dos rins
- oftalmologia - trata dos olhos
- ortopedia e traumatologia - cuida dos ossos e músculos
- otorrinolaringologia - cuida dos ouvidos, nariz, boca e garganta
- patologia : faz diagnósticos baseados em exames laboratoriais
- pediatria - cuida das doenças em crianças
- radiologia - faz diagnósticos a partir de exames radiológicos
- reumatologia - cuida das cartilagens e articulações
- urologia - cuida das doenças nas vias urinárias

Na medicina cirúrgica, o médico faz cirurgias por motivos de saúde ou estéticos (cirurgia plástica). Na esportiva, pode prestar orientação médica a atletas ou tratar distúrbios adquiridos após atividades esportivas.
Ao se especializar em medicina legal, o médico-legista realiza necropsias, exames de DNA e de corpo de delito.

E se área escolhida for a medicina do trabalho, previne e cuida de doenças decorrentes da prática profissional ou causadas pelo ambiente de trabalho.

Hipócrates, considerado o Pai da Medicina, nasceu na ilha de Cos, 460 anos a.C., tendo pertencido ao ramo de Cos, da família Esculápio (ou Asclepíades), por descendência masculina.

O termo esculápio é igualmente empregado para designar os médicos em geral, na medida em que praticam a arte de Esculápio (ou Asclepios), o Deus da medicina na época clássica. Na sua origem, o termo se restringe aos filhos de Esculápio, Podalira e Machaon, personagem famosos, ambos médicos, e seus descendentes.

Fundador da família, Esculápio era conhecido por seu grande saber médico e, de acordo com algumas biografias, Hipócrates era seu décimo-nono descedente e o vigésimo a partir de Zeus.

O avô de Hipócrates, também médico, chamava-se Hipócrates, mas nunca alcançou a fama daquele que se tornou conhecido como o pai da medicina.

Até hoje os recém-formados fazem o juramento de Hipócrates no dia da colação de grau, no qual prometem exercer a medicina com ética, seriedade e respeito aos pacientes.

O BRASIL E A MEDICINA MUNDIAL

No século XX, o Brasil se projeta internacionalmente com destaque para os cientistas Carlos Chagas, Vital Brazil, Oswaldo Cruz e Gaspar Viana.

- Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas, em 1909, numa criança em Minas Gerais, além de ter revelado todos os seus aspectos, incluindo a cura. Transmitida pelas fezes do inseto barbeiro ou chupão, contaminadas pelo micróbio trypanossoma cruzi, a Doença de Chagas ainda não foi erradicada do Brasil, onde cerca de 5 milhões de pessoas encontram-se infectadas.

- Vital Brazil, nascido em Campanha, Minas Gerais, formou-se médico em 1891 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Combateu epidemias de varíola, febre amarela e cólera no interior paulista, sendo responsável pela criação dos soros contra picada das cobras jararaca e cascavel. Em 1899, assumiu a direção do Instituto Butantã, especializado na produção de soros antiofídicos. Anos mais tarde fundou o Instituto Vital Brazil, voltado para elaboração de soros e vacinas.

- Oswaldo Cruz se especializou em bacteriologia pelo Instituto Pasteur de Paris. E ao voltar da Europa se engajou no combate à peste bubônica que se disseminava no Porto de Santos, em São Paulo. Também combateu a febre amarela no Rio Janeiro quando ocupou o cargo de Diretor-Geral de Saúde Pública, o que corresponde hoje ao Ministro da Saúde.

- Gaspar Viana, nascido em Belém, Pará, foi bacteriologista e ficou famoso pela cura da leishmaniose. A doença é provocada por um protozoário microscópico que se hospeda no mosquito transmissor conhecido como mosquito-palha ou cangalhinha, menor que um pernilongo comum. A transmissão se dá pela picada.

O curso de graduação em Medicina tem duração de seis anos, em média, além da residência médica ou especialização.

Quando formado, o médico deve optar por uma especialidade médica na qual deseja clinicar estendendo seus estudos por mais dois anos. É na especialização que ele adquire experiência e tem contato com o dia-a-dia da profissão.

Com aulas em período integral, o curso tem disciplinas básicas como anatomia, fisiologia e patologia, quando aprende a dissecar cadáveres em laboratórios. Além das profissionalizantes e do estágio obrigatório.

Fonte: IBGE Teen

13/10/2011

Outubro Rosa na CAP 5.1



Na semana do dia 17 de outubro todas as Unidades de Saúde da AP 5.1 estarão intensificando as ações relacionadas à saúde da mulher. A medida vai de encontro a um movimento mundial que preconiza a prevenção ao Câncer de Mama e Cólon de Útero.

É hora de vestir rosa e apoiar esta grande iniciativa!

07/10/2011

5ª Caminhada de Combate a Dengue


Na manhã desta sexta-feira aconteceu, em todas as unidades de saúde da Área Programática 5.1, a 5ª Caminhada de Combate à Dengue. Esta iniciativa da Secretária Municipal de Saúde, através do Movimento Carioca, reuniou em toda a cidade do Rio cerca de 61.693 voluntários e 4.253 funcionários nas 195 unidades. 297 escolas municipais abriram suas portas e contribuíram na divulgação de informações sobre prevenção e sintomas da dengue.

No total de voluntários houve um aumento de 139% em comparação a caminhada anterior. Esse maior envolvimento popular, junto ao trabalho de sensibilização feito pelos Agentes Comunitários de Saúde, é de fundamental importância para multiplicar o conhecimento da prevenção da doença. O trabalho dos Agentes de Vigilância Sanitária durante a caminhada detectou e destruiu cerca de 4.047 focos do mosquito transmissor da dengue. Esse número torna evidente a necessidade de uma prevenção constante, principalmente com a proximidade do verão.

A CAP 5.1 agradece à todos, funcionários e voluntários, pela disposição e esforço no combate à dengue. E já convida à todos para a próxima caminhada a ser realizada no dia 4 de novembro.

Dados: Superintendência de Promoção da Saúde - SUBPAV/SMSDC - Rio de Janeiro

04/10/2011

4 de outubro, Dia do Agente Comunitário de Saúde



Hoje é uma data muito especial para todos os Agentes Comunitários de Saúde. A extamente 12 anos foi assinado o Decreto Lei que regulamentava as atividades dos ACS. O Decreto-Lei nº 3.189/99 dizia entre outras coisas que a atividade do ACS é de "relevante interesse público".

Desde então, várias conquistas foram escrevendo essa história. Em 10 de julho de 2002, foi a aprovada a Lei Federal 10.507/02, criando assim a profissão de ACS. E ainda nessa mesma semana, no 05 de outubro, 5 anos de aprovação da Lei Federal 11.350/06, que regulamenta a profissão dos ACS e ACE.

O Agente Comunitário de Saúde tem papel estratégico na assistência às famílias, pois com sua força e empenho proporciona a população um atendimento mais próximo, mudando práticas e transformando vidas.

E por esse motivo e pela satisfação de tê-los como companheiros de trabalho é que a Coordenadoria de Saúde da AP 5.1 e todos seus profissionais de saúde parabenizam os Agentes Comunitários de Saúde e comemoram essa data tão importante.

12/09/2011

Clínica da Família Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva



A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil inaugurou a Clínica da Família Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva, a 43º da cidade, no bairro de Senador Camará, dia 8 de setembro. A unidade é a terceira da região, que já possui clínicas em Realengo e Padre Miguel, e a 20ª da Zona Oeste. A clínica tem seis equipes de saúde da família e duas de saúde bucal, beneficiando 24 mil pessoas da área, e conta também com um Centro de Convivência do Idoso, que oferece atendimento específico para a terceira idade.

O centro de idosos é uma parceria da SMSDC com a Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida e oferece um clínico exclusivo, que faz o acompanhamento ambulatorial do paciente e o encaminhando para um geriatra na rede, quando necessário. O espaço também oferece atividades multidisciplinares e os idosos têm acesso a círculos de leitura, aulas de dança, programação cultural, aulas de informática e fisioterapia. Atualmente, outras três unidades já oferecem o serviço, e a cidade contará com 20 centros até o final de 2012.

Com a clínica, a cobertura de saúde da família na cidade do Rio já beneficia cerca de 1,6 milhão de cariocas, o que representa um aumento de mais de sete vezes nos últimos dois anos, quando o percentual passou de 3,5% para 25% da população. “Estamos caminhando para um cenário difícil de imaginar há algum tempo, a ampliação da cobertura de saúde da população da Zona Oeste. Aos poucos, vamos também mudar hábitos, reforçando para os moradores a importância da prevenção, que é o foco deste novo modelo de saúde”, afirma o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil, Hans Dohmann.

As equipes, formadas por seis médicos, seis enfermeiros, seis auxiliares de enfermagem e 36 agentes de saúde, farão, em média, mais de 2.400 consultas médicas mensais; além dos demais procedimentos, serviços e consultas de enfermagem. No local, funcionarão sete consultórios, salas de procedimentos, observação clínica com três leitos e farmácia. A clínica também vai oferecer exames laboratoriais, ultrassonografia, raios-x, eletrocardiograma, vacinação, curativos, saúde bucal e pré-natal.

A unidade atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h. As obras foram realizadas pela Riourbe, empresa vinculada à Secretaria Municipal de Obras, com investimento de R$ 3 milhões.

Sobre Kelly Cristina de Sá Lacerda Silva: Nasceu em 1970 e ajudou a criar os quatro irmãos enquanto os pais trabalhavam. Cursou o ensino fundamental com dificuldades, casou-se em 1993 e teve dois filhos, um menino, que está com 16 anos, e uma menina de 10 anos de idade. Em 2007, ingressou na Estratégia de Saúde da Família Dr. Silvio Barboza, em Senador Camará, como agente comunitária de saúde. Concomitantemente, atuava como líder religiosa e comunitária. Gostava de orientar crianças e adolescentes da área com ações educativas e de integração. Também ajudava os adolescentes dependentes de crack. Kelly tinha como ideal mudar a realidade social do local e melhorar a qualidade de vida da população. Morreu em agosto deste ano, vítima de bala perdida, próximo à sua residência.

Fonte: SMSDC - Rio de Janeiro

29/08/2011

Semana do Bebê Carioca 2011 - Stand no Bangu Shopping e Mobilização Popular


Na semana passada foi realizada, em toda a cidade do Rio de Janeiro, a Semana do Bebê Carioca 2011, uma série de eventos de sensibilização e valorização do Aleitamento Materno. Além das atividades coordenadas pela própria Secretaria Municipal de Saúde.

A Coordenadoria de Saúde da Área Programática 5.1 montou na sexta-feira, dia 26 de agosto, no espaço Bobinadeiras do Bangu Shopping um stand com ações de sensibilização e informação sobre Aleitamento Materno (Clique aqui e veja as fotos do Stand), principalmente nos primeiros 6 meses de vida da criança. Aproveitando as abordagens informativas, a equipe que atuou no stand aproveitou para convidar a população para o grande evento de mobilização que aconteceu no domingo, 28 de agosto, na Cidade da Criança no Aterro do Flamengo.

Este grande evento reuniu mães que amamentam, familiares, amigos e equipes de todas as unidades de saúde da cidade do Rio de Janeiro em prol da Amamentação. No espaço foram montadas diversas tendas com informações e atividades dos mais diversos programas de saúde da SMSDC, como também de outros parceiros da Prefeitura.

No palco principal aconteceram diversas apresentações musicais, teatrais e performances de equipes de Unidades Amigas da Amamentação. A CAP 5.1 foi representada pelas equipes do CMS Cancela Preta, com o gracioso balé de bebês e do CMS Batan, que se apresentou com seu divertidíssimo coral, declamação de poesia e uma esquete teatral.

No total as unidades de saúde da CAP 5.1 mobilizaram mães e acompanhantes, que foram levados até o local do evento em 7 ónibus. Além destes a CAP 5.1 contou com sua voluntariosa equipe que organizou a logística para este evento e a mobilização de todas as suas unidades.

Foi um dia memorável, e a cidade do Rio de Janeiro será sempre lembrada como a primeira capital a promover um evento deste gênero e que através da mobilização entrou para o Guinness Book com o maior número de mães amamentando ao mesmo tempo, o popular Mamaço.

Clique aqui e veja as fotos do Evento de Mobilização Popular no Aterro do Flamengo

23/08/2011

Observando a Amamentação - O Casal Que Amamenta.



Vídeo que integra a exposição fotográfica montada pelas Unidades de Saúde da CAP 5.1 do Rio de Janeiro.

22/08/2011

Semana do Bebê Carioca 2011 começa hoje!



Assista ao convite da atriz Betty Gofman ao grande evento do dia 28 de agosto.

10/08/2011

Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil



No próxima sábado, dia 13, acontecerá a 2ª fase da intensificação da Campanha de Vacinação contra Paralisia Infantil em todas as Unidades de Saúde da AP 5.1 e em diversos Pontos de Vacinação pela região.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil e contra o sarampo entra no ar e, para que as crianças fiquem bem protegidas, mais uma vez o Zé Gotinha ensina o caminho. As crianças menores de 5 anos devem tomar a segunda dose da vacina contra a paralisia infantil.Mesmo quem já tomou a primeira dose deve ser vacinado.

Essa é uma medida de proteção e precaução para que o vírus não volte a circular no Brasil. Participe e divulgue esta campanha. Vamos fazer a nossa parte pela saúde das crianças.

Você pode acompanhar o lançamento da campanha pela Webrádio do Ministério da Saúde, às 16h de hoje, no link abaixo:

08/08/2011

Oficina de Fitoterapia para Promoção da Saúde e Geração de Renda


No dia 1º de agosto foi realizada a Oficina de Fitoterapia para Promoção da Saúde e Geração de Renda na Escola Municipal Collequio, em Senador Camará. Como parte da estratégia do Programa de Saúde nas Escolas, uma parceria entre o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, que visa o reforço da prevenção da saúde dos alunos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas, a CAP 5.1 vêm desenvolvendo em sua região ações de promoção de saúde através da educação em Fitoterapia e criação de Hortas Comunitárias.

Com um público de 83 participantes, a oficina ministrada pelo técnico Misael Medeiros demonstrou como produzir diversos compostos que agem de forma complementar a determinados tratamentos. Além de produtos para higiene pessoal e uso doméstico.

A turma teve a chance de aprender como produzir xampus contra Pediculose, xaropes caseiros feitos de Assa-peixe e Guaco, que tem propriedades expectorantes e broncodilatores, sabonetes artesanais e tinturas.


02/08/2011

XI Conferência Distrital de Saúde da Área Programática 5.1

Aconteceu neste último final de semana, nas dependências da Faculdades Integradas Simonsen, a XI Conferência Distrtital de Saúde da AP 5.1. A conferência, que foi organizada pelo Conselho Distrital de Saúde da AP 5.1 em parceria com a CAP 5.1, recebeu nos dois dias de evento aproximadamente 300 participantes. Dentre esses estavam o Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Hans Dohmann, Maria Lúcia Lessa Geordane, representante do Ministério da Saúde e os vereadores Adilson Pires e Rubens de Andrade.

No sábado foram realizadas três mesas de debates, com discussões sobre Controle Social; Acesso, Qualidade e Assistência e Indicadores de Mortalidade Materna e Infantil, além da mesa de abertura da conferência. Em paralelo às mesas redondas foi realizada uma apresentação sobre a Expansão da Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro pela Coordenadora da CAP 5.1, Tatiane Caldeira, representando a SUBPAV.

No domingo a conferência prosseguiu com as plenárias de votação, que foram dividas em 7 temas. No final 7 diretrizes com 31 propostas foram apresentadas e encaminhadas ao Conselho Municipal de Saúde para a Conferência Municipal de Saúde que acontecerá no mês de setembro.

27/07/2011

XI Conferência Distrital de Saúde da AP 5.1


No próximo sábado e domingo será realizada a XI Conferência Distrital de Saúde da AP 5.1, com o tema: "Acesso e Acolhimento com Qualidade: Um Desafio para o SUS". A conferência abrirá o credenciamento às 7 horas da manhã, seguido de coffee break e apresentação da Banda de Música da Guarda Municipal  do Rio de Janeiro. A mesa de abertura contará com a presença da governador do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, o prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os secretários de saúde do estado e do município, Sérgio Luiz Côrtes e Hans Dohmann, o presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Felippe, entre outros representantes de diversas instituições do governo. A CAP 5.1 estará representada pela nossa coordenadora Tatiane Caldeira, além dos diversos componentes da equipe que estarão atuando durante os dias da conferência. Ainda no sábado serão realizadas três mesas redondas com debates e discussões sobre o tema central da conferência e duas apresentações, a primeira sobre a "Expansão da Atenção Básica no Município do Rio de Janeiro", pelo Subsecretário Dr. Daniel Soranz e outra sobre a "Carteira Básica de Serviço" que será apresentada pelo Dr. José Carlos Prado Júnior.
A XI Conferência Distrital de Saúde da AP 5.1 acontecerá nas dependências da Faculdade Simonsen, localizada à Rua Ibitiúva, 151 em Padre Miguel.

25/07/2011

I Seminário de Coleta Seletiva e Inclusão de Catadores - CMS Cohab

Para valorizar a coleta seletiva e implantar a prática na região, o Centro Municipal de Saúde Cohab, em Realengo, promoveu o I Seminário de Coleta Seletiva e Inclusão de Catadores, no dia 22 de julho. Agentes de saúde, catadores e lideranças comunitárias estiveram presentes para capacitar a comunidade e reforçar a importância do trabalho no bairro, que possui grande demanda de material para coleta, mas carece de voluntários. 
Houve palestras de representantes da Comlurb e do projeto Coleta Seletiva Solidária. A comunidade ainda participou de terapia comunitária com o grupo educativo Abaixo o Coff Coff e conferiu a apresentação musical do Lata Doida. As duas associações, compostas por pessoas engajadas no trabalho de reciclagem, foram parceiras do PSF Cohab na realização do seminário. A unidade fica na Rua Dona Olímpia, 220, Realengo.

Fonte: Informe Saúde - Julho 4ª ed. - Semana 22/07/2011

Estande de Vacinação no Bangu Shopping


Na última sexta-feira, dia 22 de julho, a CAP 5.1 montou no Espaço Bobinadeiras, dentro do Bangu Shopping, um estande de vacinação contra Sarampo. A iniciativa surgiu de uma parceria da CAP 5.1 com a administração do Bangu Shopping, que desde o princípio demonstrou grande interesse em facilitar o acesso aos serviços de saúde em suas dependências.
Devido ao grande sucesso e ao bom número de atendimentos, a ação foi extendida ao sábado, dia 23. O estande funcionou nos dos dois das 10 horas da manhã, horário de abertura do shopping, às 17 horas. No total 208 crianças foram imunizadas e a resposta da população à iniciativa inédita de promover o acesso aos serviços de saúde nesta área foi surpreendente.
A CAP 5.1 já planeja novas ações em parceria com o Bangu Shopping, tanto nas campanhas de vacinação, quanto em atividades de sensibilização da população com relação a prevenção de doenças e atitudes saudáveis.
A Campanha de Vacinação Contra Sarampo foi extendida até o dia 30 de julho no estado do Rio de Janeiro. Neste próximo sábado, todas as Unidades de Saúde terão ações de intensificação da vacinação infantil. Divulgue esta nova data e ajude a promover a saúde dentro de nossas comunidades.

21/07/2011

Resultados da 3ª Caminhada de Combate à Dengue

No último dia 14 de julho aconteceu, em toda a cidade do Rio de Janeiro, a 3ª Caminhada de Combate à Dengue. Como estratégia da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil a ação visou mobilizar as equipes das Unidades de Saúde, voluntários da população em geral e alunos das escolas municipais para a sensibilização quanto à prevenção e o combate à dengue. Os grupos começaram a caminhada a partir de concentrações nas Unidades de Saúde, e sairam pelas ruas do entorno com o objetivo de comunicar a necessidade da prevenção mesmo no inverno, época em que os números de casos da doença diminuem, mas que devido à resistência dos ovos do mosquito, não se pode baixar a guarda nesse combate. Além disso, Agentes de Vigilância de Saúde buscaram detectar e destruir criadouros de larvas, enquanto Agentes Comunitários de Saúde levaram aos moradores informações de prevenção. A Clínica da Família Fiorello Raymundo contou com a participação do Secretário Municipal de Saúde e Defesa Civil Hans Dohmann, que percorreu a comunidade do entorno junto com a Coordenadora da CAP 5.1 Tatiane Caldeira, voluntários e equipe da unidade.
Em geral o desempenho da mobilização em toda as unidades da CAP 5.1 foi muito bom, batendo recorde em número de voluntários. Um total de 2338 pessoas da região participou nesta ação. Já o número de criadouros identificados e focos destruidos ficou menor em comparação a ultima caminhada.
A batalha contra a dengue é uma ação em que toda a população precisa estar unida e atenta para ser vencida. A prevenção e destruição de criadouros e focos, principalmente dentro das nossas residências, é a nossa maior arma contra esta doença.

Clique aqui para ver a galeria de fotos da 3ª Caminhada de Combate à Dengue

13/07/2011

Pré-caminhada de Combate à Dengue

A Associação Comunitária de Magalhães Bastos, especialmente o grupo da 3ª idade "Saúde em Ação", com o apoio do CMS Buá Boanerges Borges da Fonseca, realizou nesta manhã uma Pré-caminhada de Combate à Dengue no bairro. Após concentração em frente à Lona Cultural Gilberto Gil, o grupo, composto por 13 profissionais e 72 voluntários, saiu pela região do entorno da praça da lona cultural promovendo ações de sensibilização, palestras educativas sobre o combate à dengue, com ênfase em prevenção e distribuição de material educativo. Erivelto Soares, diretor do CMS Buá Boanerges Borges da Fonseca, e Renato Moura, representante da Associação Comunitária de Magalhães Bastos, trabalharam em conjunto para a formação de uma rede de informação sobre possíveis focos da doença. O grupo e associação ainda receberam um certificado de parceria como forma de agradecimento e valorização das suas atividades. Mobilizações e parcerias como essa só contribuem para um combate mais eficiente e uma melhoria da qualidade de vida na cidade.

12/07/2011

Caminhos para Alfabetização na Melhor Idade

Você já imaginou por quantos problemas uma pessoa passa por ter limitações com a leitura e a escrita? Com o intuito de trazer uma melhor qualidade de vida para a população, o OTICS de Padre Miguel ministrará um curso com duração de 12 meses, que acontecerá todas as terças e sextas-feiras. O curso visa integrar idosos da região através do ensino da alfabetização e também da interação social entre os próprios alunos. Essa iniciativa terá início no próximo dia 19 de julho e está com as inscrições abertas na sede do OTICS de Padre Miguel. Divulgue na sua comunidade!

08/07/2011

IUBAAM na Clínica da Família Fiorello Raymundo


Na quarta-feira passada, dia 6 de julho, aconteceu na Clínica da Família Fiorello Raymundo o Treinamento sobre IUBAAM. A Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação (IUBAAM), tem por objetivo a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno através da mobilização das unidades básicas de saúde para a adoção dos "Dez Passos para o Sucesso da Amamentação" da IUBAAM. Essa Iniciativa delineia um importante papel de suporte que as unidades básicas de saúde, em conjunto com os hospitais, podem desempenhar a fim de tornar o aleitamento materno uma prática universal, contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês, suas mães, família e comunidade local.

07/07/2011

Dança de Salão Como Terapia Alternativa


Hoje pela manhã, no Centro de Cultura e Ideias da Clínica da Família Olímpia Esteves, aconteceu a aula inaugural do Projeto Dança de Salão Como Terapia Alternativa. Os participantes deste curso, que ocorrerá todas as sextas-feira às 16 horas, receberam esclarecimentos sobre os benefícios deste tipo de atividade, tanto com relação à coordenação motora, quanto na socialização e valorização da autoestima.

Reforma da Atenção Primária - O Programa Saúde Presente na AP 5.1

Vídeo produzido na Clínica da Família Fiorello Raymundo apresenta a importância da Reforma da Atenção Primária na região da AP 5.1.

06/07/2011

Caminhada de Combate à Dengue

04/07/2011

Ação Integrativa Saúde-Escola-Bairro no CMS Sílvio Barbosa

No último dia 30 de junho aconteceu no CMS Sílvio Barbosa a Ação Integrativa Saúde-Escola-Bairro. O evento recebeu aproximadamente 250 pessoas da região de entorno, que tiveram oportunidade de participar de atividades culturais e educativas. Foram montadas 8 tendas: Alimentação Saudável, Educação em Atividade Física, ECA e Mente Saudável, Profissões, Vacinação, Pronto Atendimento, Combate à Dengue e Cine Escola. Além das tendas, o evento contou com apresentações de Quadrilhas de Dança, Capoeira, Banda Musical e Coral.
Este evento foi uma realização do CMS Sílvio Barbosa em parceria com o Núcleo de Saúde da Família, Academia Carioca da Saúde, Agentes de Vigilância de Saúde, Projeto Bairro Educador, Escolas Municipais da Região e a colaboração de Marcelo, morador da comunidade.
São eventos como esse que, superando as adversidade da localidade, influenciam e trazem melhorias para a qualidade de vida da população local.

Clique Aqui para ver a Galeria de Fotos do Evento

Workshop sobre Twitter

Na manha desta segunda-feira, 04 de julho, no auditório da CAP 5.1 foi realizado o 1º Workshop sobre Twitter, com o intuito de mobilizar a equipe e proliferar o uso desta fantástica ferramenta de comunicação. Com a participação da equipe da coordenação, dos diretores de divisão, membros da equipe de implantação e de mais alguns técnicos, a oficina se tornou um debate que abriu novos caminhos para uma maior eficiência na comunicação interna e divulgação de ações, eventos e atividades da CAP 5.1 e de suas unidades.

Aqui nesta postagem você encontra o link para download da apresentação, onde encontrará dicas de como ser eficiente e atuante na rede social do Twitter.




01/07/2011

Intensificação da Vacina contra Sarampo nas Unidades da CAP 5.1

Foi realizada ontém uma Campanha de Intensificação da Vacina contra Sarampo em todas as Unidades de Saúde da AP 5.1. Além do trabalho de imunização, a população teve acesso à diversas atividades recreativas e culturais. No CMS Sílvio Barboza a Ação Integrativa Saúde-Escola-Bairro reuniu alunos das escolas municipais da região, que chegaram caracterizados e quadrilhas de São João. Veja algumas das fotos.

29/06/2011

Dr. Daniel Soranz em entrevista no Twitcam

Sub-secretário de Atenção Primária, Vigilância e Promoção de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil falou sobre a Reforma da Atenção Primária a Saúde em curso no município do Rio de Janeiro.

28/06/2011

Workshop sobre Twitter

27/06/2011

Para Viver Mais e Melhor


Alunas da Academia Carioca combatem diabetes e hipertensão com exercícios.

A vida da dona de casa Irene Monteiro, de 54 anos, mudou depois que ela começou a frequentar a Academia Carioca, em Bangu. Trinta e quatro quilos mais magra, consequência de uma depressão profunda, ela já ganhou massa muscular e se curou de uma labirintite.

"Sou uma outra mulher. Antes só ficava dormindo" - confessa Irene.

Ela é aluna de um dos 14 postos da Zona Oeste. E, segundo a Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil, a meta é montar mais 16 unidades até o fim do ano na região.

"Nosso maior objectivo é tornar a prática do exercício um hábito como condição de vida saudável" - diz Junia Cardoso, assessora de actividade física da SMSDC.

Os resultados são positivos. Segundo a Secretaria, depois de seis meses de aula, 96,7% dos hipertensos ficam com a pressão normal; 22% diminuem os medicamentos.

"Perdi três quilos e reduzi a dose do remédio" - conta Marília Coimbra, de 65 anos.

Além dos exercícios, as alunas - 84% são mulheres - aproveitam para conversar, o que também promove bem-estar.

Fonte: Jornal Extra - Caderno OESTE - Especial Saúde 2011 - Fernanda Thurler -  25/06/2011

Vacinação contra o sarampo continua até julho

Cerca de 216 mil crianças já receberam a dose da vacina tríplice viral

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil (SMSDC) reforça que a Vacinação de Seguimento contra o Sarampo continua até o 22 de julho em todos os postos de saúde da cidade. A campanha, que começou no dia 18, está vacinando crianças de 1 a 7 incompletos (de 12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias). Durante o feriado prolongado, as unidades também estarão funcionando na sexta-feira, das 8h às 12h, e no sábado, das 8h às 13h.
 
Até o momento, 216.786 crianças foram imunizadas. A meta da Prefeitura do Rio é aplicar a dose em cerca de 434 mil crianças, o que equivale a 95% do público-alvo.
 
Os pais devem levar a caderneta de vacinação ao posto e se ela estiver atrasada, será atualizada. As crianças devem tomar uma dose da vacina tríplice viral (que protege contra sarampo, rubéola e caxumba) aos 12 meses e um reforço aos quatro anos. Porém, todas as crianças devem se vacinar nas “campanhas de seguimento”, mesmo que já tenham sido vacinadas anteriormente.
 
O sarampo é uma doença aguda, altamente contagiosa, transmitida por vírus. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, exantema (manchas avermelhadas), coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar. O período de transmissão varia de quatro a seis dias antes do aparecimento das manchas até quatro dias após o surgimento das manchas. A vacina é o meio mais eficaz de prevenção.
 
Para obter mais informações sobre a campanha ou saber quais os locais de vacinação, a população pode entrar em contato com o Disque-Rio, no telefone 1746, que funciona 24 horas. Cerca de 200 unidades municipais oferecem o serviço.

Fonte: SMSDC - Rio de Janeiro

13/06/2011

Lista Oficial dos PVs POLIO - 1ª Etapa em 18 de Junho de 2011

Prezados,
Informamos que os PVs citados no anexo, também serão de Multivacinação:
- C.M José Felix (CMS Eithel Pinheiro);
- Praça Beira Rio e Centro Comunitário (CMS Waldir Franco);
- E.M Maestrina Chiquinha Gonzaga (CMS Moretti);
- Hospital Geral do Rio de Janeiro (CMS-Buá): Multivacinação até às  
12:00h, após este horário somente Polio.
 
OBS: O Centro Comunitário localizado na Estrada do Engenho, 410 A -   
Bangu  substituiu a Antiga Unidade de S.F de Minérios.
 
O CIEP Guilherme da Silveira Filho (CMS- Atahyde) não poderá ser  
aberto como PV, pois  esta escola entrou em greve. Este PV será  
substituído por mais um PV dentro do CMS Athayde.
 
Segue em anexo, a lista dos PVs atualizada após as alterações.
 
 
Atenciosamente,
 
 
Márcia Henriques Teixeira
Diretora da Divisão de 
Vigilância em Saúde- CAP 5.1
 
 
http://www.4shared.com/document/D21xYBiZ/LISTA_OFICIAL__DOS_PVs_POLIO_2.html 

02/06/2011

Dia Mundial sem Tabaco